quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Limões para o doce

E aqui está o doce que fiz com os limões! A base é o tradicional "quatre quarts", ou seja 4 quantidades iguais de ovos (pesam-se os ovos), eu fiz com 4, farinha (225gr.), manteiga sem sal (225gr.) e açúcar (200gr). Eu corto sempre no açúcar e faço com mascavado, acrescento 1 colher de chá de fermento em pó, e neste caso acrescentei raspas de limão, sumo de limão, extracto de baunilha e uma colher de sopa de leite. Mistura-se tudo e vai ao forno.
À parte, prepara-se o lemon curd, cuja receita fui buscar à minha bíblia de culinária que é o Pantagruel. Fiz metade da 2ª versão que leva 225gr. de açúcar, 112gr. de manteiga sem sal, 3 ovos e 3 limões. Lá diz para fazer em banho Maria mas eu ignorei depois de ter visto o Gordon Ramsey a deitar tudo para dentro de um tacho e mexer sem parar. De qualquer maneira, segui os passos do livro que diz para juntar o açúcar e a manteiga, misturar e juntar de seguida as raspas e sumo dos limões, sempre a mexer para ficar tudo incorporado. Depois, juntam-se os ovos previamente batidos, e aqui é que está o segredo, porque não se pode parar de mexer até que o molho engrosse.
Com o lemon curd pronto, é só dividir o bolo que saiu do forno ao meio (depois de arrefecer), eu usei uma faca com um comprimento superior ao diâmetro do bolo e usei uma base de uma tarteira para segurar a parte de cima. Depois é só rechear e voltar a cobrir com a parte de cima. Eu usei açúcar em pó e raspas de limão para o toping.


Sem comentários:

Enviar um comentário