quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mimos

Ontem o R. fez a sua primeira viagem desde que está no novo emprego. Normalmente quando um de nós fica sozinho com os miúdos (normalmente sou eu), parece que entramos numa competição saudável de mimos para os compensar da ausência. Desta vez, e porque as coisas têm corrido bem na escola, resolvi fazer uma mousse de chocolate com eles. Cá em casa somos todos loucos por chocolate e damos tudo por uma boa mousse caseira. Adoro ver os bigodes deles quando rapam os tachos e o prazer que têm a saborear.
A receita que fizemos e que deixo aqui foi  a do José Avillez, com flor de sal, azeite e pimenta rosa. É muito simples, diferente e não leva manteiga. 

Ingredientes

170 g de chocolate amargo cortado em pequenos cubos
75 g de leite gordo 
1 gema 
4 a 5 claras 
2 colheres de sopa de açúcar 
pimenta rosa q.b.
flor de sal q.b.
azeite q.b.

Preparação

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Deixe o chocolate em cima da bancada. Quando necessitar de o usar ainda deve estar morno.

Ferva o leite e deite-o por cima do chocolate. Utilizando umas varas de cozinha pequenas envolva suavemente o leite no chocolate. Adicione a gema e envolva-a no chocolate sempre com suavidade. Pare assim que a gema for incorporada.

Bata as claras numa batedeira em velocidade média até estarem montadas mas não completamente. Aumente a velocidade e adicione o açúcar gradualmente. Continue a bater as claras até estarem muito firmes mas ainda brilhantes. Adicione um terço das claras ao chocolate. Misture com a ajuda de uma espátula de borracha. Adicione então o resto das claras e envolva-as cuidadosamente até serem completamente incorporadas.

Coloque a mousse numa taça grande e refrigere durante uma hora.

Na altura de servir tempere com o azeite, a flor de sal e a pimenta rosa ligeiramente esmagada. Para dar um toque especial, com a ajuda de duas colheres, dê-lhe a forma de quenelle, a forma típica dos pasteis de bacalhau.




Sem comentários:

Enviar um comentário